quinta-feira, janeiro 22, 2009

Tipos de Requisitos



Requisitos de software tem três tipos básicos - Requisitos de negócio, requisitos de usuário e requisitos funcionais. Alguns sistemas tem alguns outros requisitos não funcionais.
O modelo na figura ilustra um caminho para pensar sobe os diversos tipos de requisitos. Os círculos representam tipos de informações de requisitos e os retângulos indicam os containers (documentos, diagramas ou banco de dados) onde a informação é armazenada.

Requisitos de negócio representam os objetivos da organização ou do cliente que requisita o sistema. Requisitos de negócio geralmente vêm do patrocinador do projeto, do cliente que adquire, do gerente dos usuários, do departamento de marketing, ou de um visionário do produto. Requisitos de negócio descrevem o porque da organização estar implementando o sistema –Os objetivos que a organização espera atingir. Sugiro armazenar os requisitos de negócio no documento de visão e escopo, muitas vezes chamado de Project charter ou de documento de requisitos do market. Definir o escopo do projeto é o primeiro passo para controlar problemas de quebra de escopo.

Requisitos de usuário descrevem os objetivos do usuário ou tarefas que os usuários precisam executar com o produto. Uma boa maneira de representar requisitos de usuário incluem casos de uso, descrição de cenário, e tabelas de evento-resposta. Requisitos de usuário também podem ser descritos como ”o que o usuário vai ser capaz de fazer com o sistema”. Um exemplo de caso de uso é “Fazer uma Reserva” usando um avião, um carro alugado, ou um site de hotel.

Requisitos funcionais especificam a funcionalidade do sistema que os desenvolvedores precisam construir no produto para que os usuários possam executar suas tarefas, satisfazendo também os requisitos de negocio. As vezes chamado de Requisitos de procedimentos, eles são tradicionalmente conhecidos os “deve”: “O sistema DEVE enviar um e-mail com a confirmação de reserva para o usuário”.

O termo Requisitos de Sistema descrevem um requisito de auto nível para um produto que contem múltiplos subsistemas (IEEE 1998c). Um sistema pode ser todo o software ou pode incluir tanto o software e o hardware. Pessoas são parte do sistema também, certas funções de sistemas precisão alocar humanos para iniciar.

Regras de negocio incluem política de corporação, regulamentação governamental, padrões de industria, boas práticas, e algoritmos de computador. Regras de negocio não são requisitos do sistema, elas existem fora da barreira do sistema. Porém, elas determinam quem vai realizar determinado caso de uso, ela também dita que o sistema deve conter determinada funcionalidade para cumprir determinada regra. Muitas vezes as regras de negocio dão origem a atributos específicos de qualidade que precisam ser implementados em determinadas funcionalidades. É possível traçar a origem de um determinado requisito funcional a partir de uma regra de negocio.
Requisitos funcionais são documentados na especificação de requisito de software(ERS), que descreve completamente as expectativas necessárias para funcionamento de um software.
O ERS é usado no desenvolvimento, teste, garantia da qualidade, gerenciamento do projeto, e funções de projetos relacionados.
Atributos de qualidade acrescentam características importantes tanto para o usuário quanto ao programador sobre as funcionalidades do software. Essas características incluem usabilidade, portabilidade, integridade, eficiência e robustez.

Um comentário:

Anônimo disse...

muito bom.